Social Icons

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Existe influência da lua no manejo das plantas?

Existe influência da lua no manejo das plantas?



     Este é um assunto que traz muita polêmica no meio científico e na população que trabalha no cultivo de plantas.
Muitos produtores já me questionaram sobre o assunto.
Nesse caso trago algumas revisões de literatura sobre o assunto:

     
Segundo o astrólogo Jim Maynards no seu Celestial Guide, o ciclo crescente da Lua (da Nova até a Cheia - fase iluminada) é bom para plantar, fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais (anual é um tipo de plantio que completa um ciclo inteiro numa unica estação e que precisa ser replantada a cada ano).


    No ciclo após a Lua Cheia (minguante - na fase menos iluminada) é melhor podar e plantar bienais, plantas perenes, bulbos e raízes (bienais incluem plantas que são cultivadas numa estação e só são colhidas no próximo ano e na mesma estação). As plantas perenes, bulbos e raízes incluem todos os cultivos que crescem da mesma raiz ano após ano.

     O último quarto minguante (logo antes da Lua Nova) é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas.

Uma regra simples mas preciosa é que o cultivo de plantas aéreas (que crescem sobre o solo) é feito durante a Lua Crescente e o cultivo das plantas subterrâneas (que crescem sob o solo) deve ser feito durante a Lua Minguante.

    Simão (1953) em seu estudo sobre a influência das fases da lua sobre a produtividade das hortaliças usando apenas o dia da mudança da fase da lua na avalição,concluiu que não houve influência,e quando houve alguma alteração,foi atribuída a variação de temperatura e fotoperioidismo.

      Vale salientar que não existem pesquisas científicas ou bases sólidas que comprovem que se orientar pelas fases da lua para executar o manejo de plantas é válido.Existem algumas experiências realizadas que mostram que as fases da lua não tem interferência nenhuma, e muita crença ou sabedoria popular que trata do assunto como algo que é válido acompanhar e que dá resultados muito significativos.
 
      Como técnico não posso afirmar que concordo com a influência da lua nas plantas e nem vou me meter contra a grande quantidade de crendices sobre a ''lua boa'' e ''lua ruim'' para se plantar ou fazer trato cultural em plantas.Nunca tive oportunidade de ler artigos técnicos e científicos que comprovem a influência da lua e suas fases na agricultura.
   Hoje,na agricultura de grande escala de cultivo,com extensões enormes para se semear e fazer tratos culturais,aguardar a melhor fase da lua seria desastroso.
Quanto as crenças,o meu respeito,mas não as aceito.








A lua na Jardinagem





Qual a influência da lua na jardinagem?
As leis da gravidade e as diferenças de luz exercidas nas diversas fases da lua influenciam em praticamente todos os líquidos da Terra. Esse fato pode ser observado não só nos oceanos, que têm suas marés alteradas, mas no ciclo menstrual feminino e também na seiva das plantas.
Por conta disso, algumas atividades no seu jardim e horta são favorecidas ou não conforme a fase lunar.
Acompanhe:
 
Lua Nova: nesta época é axonselhável o plantio de mudas ou sementes, pois a seiva atinge seu pico máximo de retrocesso. Na lua nova as plantas também ficam suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Previna-se usndo defensivos naturais, como clada de fumo.


Quarto Crescente: a seiva vegetal é atraída para cima, o que favorece o crescimento das plantas. Se o gramado for aparado nesta fase, crescera mais. Período é favorável para plantio de cereais, frutas e flores e colheitas de verduras. Além disso, é ideal para fazer transplantes, enxertos e fertilizações químicas.


Lua Cheia: esta é a fase mais favorável para colher frutos. Nessa época, eles estão mais suculentos. Outras práticas apropriadas para o período são a colheita de ervas medicinais e o plantio de espécies em geral, por meio de sementes.


Quarto Minguante: neste período a seiva das plantas é atraída para a parte de baixo, o que favorece o crescimento das raízes. O gramado aparado nesta fase crescerá mais lentamente. É ideal para plantar espécies que crescem de baixo da terra, como a batata. Fertilizações orgânicas, podas e cortes de bambu e madeiras para construção também são indicados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário