Social Icons

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Crie o hábito de reciclar, e seja amigo do Planeta


Texto escrito pelo nosso parceiro ambiental:

Prof. José Cleonço Lucena da Costa e Silva 

  

Os que estão na casa dos 40 e uns anos, como eu, já presenciaram algumas inovações, nos últimos 35 anos. A Chegada da Coca-Cola de 1 litro em garrafas de vidro, a margarina em tabletes, os primeiros computadores pessoais. Na TV, séries como Jornada nas Estrelas, Terra de Gigantes, e tantas outras. Lembram do gravador de teclas, que usava fita K7, da Eletrola, do tênis Kichute?



Muitas coisas aconteceram nos últimos 35 anos. A calça Lee, camiseta preta do Travolta… Empinávamos papagaio na rua, sem medo de sermos atropelados e brincávamos de bola no meio da rua. Tínhamos o Cine Ipiranga, o Cine Veneza, e também o Cine Guarany, para quem gostava de filmes do Bruce Lee.

Assistimos à chegada dos restaurantes self service, as sapatarias passarem a ser no térreo, os cobradores de ônibus não mais ficarem na porta com o dinheiro entre os dedos. Os desfiles de carnaval e militar eram na Av. Eduardo Ribeiro, tomávamos sorvete na Lobrás, passeávamos nas praças da Policia, Saudade e Matriz. O Hotel Amazonas foi fechado, o Parque Amazonense virou um campo de pelada e grandes redes de lojas, como S. Monteiro e Souza Arnoud deixaram de existir.

Enfim, chegamos ao ponto!
Outras inovações surgiram, com a promessa de facilitar e melhorar a vida das pessoas, como a construção de grandes avenidas e diversas mudanças no transito. Grandes redes de lojas com suas facilidades de cartões de crédito e financiamentos para dar uma força na vida de quem queria trocar a geladeira ou comprar uma TV. Surgem as lojas climatizadas, com vendedores fardados e com aquele sorriso de fazer derrubar qualquer um que entrasse nessas lojas. Você entrar liso e sair com o cartão da loja e cheio de sacolas.

Nessa época, pouco se ouvia sobre meio ambiente, efeito estufa, camada de ozônio ou reciclagem, apesar de tudo isso já existir. O consumismo toma conta das pessoas, devido às facilidades. Saem de cena as butiques e entram os Shoppings, com suas lojas de grifes. O clima também muda, pois a cidade passa a ficar mais quente, devido a uma serie de fatores, tais como: menor cobertura vegetal, asfalto nas ruas, prédios, veículos e com isso mais poluição causada pela liberação de gases na atmosfera.

O ciclo hidrológico é afetado. As chuvas ocasionam as enchentes e alagações e, em outro momento, a seca é de rachar o chão, semelhante aos sertões do Nordeste. A cidade é cortada por igarapés, com suas palafitas, sem rede de esgoto.  É normal  que o lixo se acumule e não tenha para onde ir, assoreando os leitos de igarapés, causando entupimento das galerias e, conseqüentemente, as inundações.

Vou citar apenas um entre tantos itens causadores desses entupimentos: a garrafa pet! É isso mesmo, aquela que você toma e depois joga em qualquer lugar, e que vai acabar nos igarapés.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET), elas são 100% recicláveis. Você sabia? E que o Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo? Cada pessoa que compra um produto engarrafado em PET, como refrigerante, água, óleo de cozinha, sucos e bebidas em geral, pode e deve colaborar para que essa reciclagem seja o destino de todas essas embalagens.

Você pode colaborar também, pois ajudar a reciclar as embalagens de PET é muito fácil! Basta amassar, tampar e pronto!
Você também é um consumidor consciente e preocupado com meio ambiente. Só compre aquilo que você realmente precisa. Não basta somente jogar a garrafa no lixo, alguns passos devem ser seguidos, por exemplo: retire toda a sobra que você conseguir, não precisa lavar a embalagem, isso acontece durante o processo de reciclagem. Depois amasse e tampe a embalagem, isso reduz muito o espaço que a garrafa ocupa durante o transporte.

Na cidade existe alguns Postos de Entrega Voluntaria (PEV’s). Um bem conhecido fica na Praça do D. Pedro. Edifícios comerciais ou residenciais lidam com volumes grandes de resíduos, o que exige um cuidado maior.
Procure o síndico do seu prédio e peça mais informações de como descartar esses resíduos, muitas vezes o prédio já possui um Programa de Coleta Seletiva. Como você acaba de ver, realizamos um tour pelo passado e evoluir é muito bom! Mas temos que evoluir com ordem, responsabilidade, respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Garantindo a reciclagem das embalagens de PET, colaboramos para preservar o meio ambiente e as futuras gerações. Para tirar suas duvidas, entre em contato com a ABIPET através do endereço eletrônico abipet@abipet.org.br e, para saber mais sobre as garrafas as garrafas PET, acesse WWW.abipet.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário